terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cia dos Aflitos no FETO

FIGURINO COMO MÁSCARA, A RUA COMO PALCO
de 11/10 a 12/10, das 9h às 13h, e 13/10, das 9h às 17h (16 horas/aula)
Público: atores, bailarinos e performers
Local:Galpão 6 da Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta)
Vestir-se é caracterizar-se não só levando em consideração a função social da roupa, mas também sua materialidade. Ao apropriar-se desses elementos, o participante potencializa a relação com seu figurino, ampliando seu aparato técnico e seu repertório criativo. A partir de exercícios de mascaramento e da criação de ações cênicas, o participante ocupará a rua reafirmando ou  reconstruindo a simbologia de uma veste. O desafio é justapor as ações-imagens nos espaços escolhidos e gerar para o transeunte uma leitura poética tanto das vestes quanto dos espaços.
OFICINEIRO:
Lenine Martins: diretor, ator e professor teatral. Leciona na Disciplina de Interpretação do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) e é fundador e  integrante do grupo Maldita Cia. e artista parceiro da Cia dos Aflitos. Tem como eixos de trabalho o mascaramento pelo objeto, a narrativa e o corpo sonoro.
Cia dos Aflitos de Teatro: criada em 2009 com o principal objetivo de aprofundar a pesquisa em treinamento do ator e criação cênica iniciada por seus integrantes em cursos de graduação, livres e técnicos. Sua estréia nos palcos foi em 2010 com a peça Pessoas ou coisas podem mudar o mundo… mas hoje nada aconteceu e, em 2012, estreou Essa Peça Não Tem Preço, com direção de Lenine Martins.

Inscrições até o dia 30/09.

http://fetobh.art.br/2013/o-figurino-como-mascara-a-rua-como-palco/